Notícias

Investigadores descobrem que a proteína do neurónio desencadeia a libertação de insulina

Investigadores descobrem que a proteína do neurónio desencadeia a libertação de insulina

Ratos pequenos levaram os investigadores a uma nova descoberta, que poderia um dia levar ao tratamento precoce da diabetes tipo 2.

Os biólogos de JOHNS HOPKINS descobriram que uma proteína que ajuda os neurónios a crescer, chamada de "factor de crescimento nervoso" ou NGF para breve, tem um segundo emprego. Ele acciona a libertação de insulina no pâncreas.

O estudo, conduzido pela estudante de pós-graduação Jessica Houtz, testou os níveis de glicose em ratos após a manipulação genética da função do receptor de NGF. Mostrou que sem o receptor de NGF, as células beta confrontadas com glucose elevada eram incapazes de separar insulina em quantidades adequadas. Kuruvilla diz que o direccionamento da função das células beta pode ajudar a prevenir o Diabetes Tipo 2.

Crítico para descobrir os caminhos que são importantes para a função das células beta, para que possamos manipular essas vias para a intervenção precoce da doença.

A equipa espera que mais estudos de NGF em humanos possam levar um dia ao desenvolvimento de drogas que afectam a actividade do receptor. Por sua vez, o tratamento de pré-diabetes.

Dispositivo que afina a sua guitarra ou baixo sozinho

Dispositivo que afina a sua guitarra ou baixo sozinho

Para que ele funcione, basta você selecionar o tipo de instrumento musical que vai afinar, encaixar ele no carrilhão da primeira corda e tocá-la. Agora, é só repetir o procedimento com as outras cordas e pronto!

O Roadie 2 está programado para afinar toda uma série de instrumentos musicais de corda, como ukeleles, bandolins, violões de sete e doze cordas e muito mais. Já o Roadie Bass tem características especiais, como um motor mais potente para girar os carrilhões mais duros do contrabaixo e um sistema de detecção de vibrações mais graves. Além disso, é possível conectar um smartphone ao dispositivo e configurá-lo à vontade, incluindo ou alterando instrumentos pré-programados e aceder a recursos mais avançados. O Roadie 2 pode ser usado para analisar as frequências do som emitido pelo instrumento e dizer se você precisa trocar as cordas ou fazer algum tipo de manutenção.

O vídeo de demonstração do Roadie 2 e Roadie Bass conta com a participação de músicos de grandes bandas como Drowning Pool, Alice Cooper, UFO, Three Doors Down, Queen e Grand Funk Railroad. O produto já arrecadou quase 300 mil dólares e tinha como objetivo apenas um sexto desse valor.

Para adquirir um Roadie 2 ou um Roadie Bass por um valor especial de pré-venda, você vai ter que desembolsar 89 dólares ou 109 dólares respectivamente.

O espanhol Dani Pedrosa venceu o GP de Espanha

O espanhol Dani Pedrosa venceu o GP de Espanha

Pedrosa, que partiu da ‘pole’, finalizou a prova em 45.26,827 minutos, superando os compatriotas Marc Marquez (Honda), segundo, por 6,136 segundos, e Jorge Lorenzo (Ducati), terceiro, por 14,767.

Na classificação do Mundial, o italiano Valentino Rossi (Yahama) manteve a liderança, apesar de ter sido apenas o 10.º classificado em Espanha.

Rossi passou a somar 62 pontos, contra 60 do espanhol Maverick Viñales (Yamaha), que foi sexto em Jerez, 58 de Marquez e 52 de Pedrosa.

Suspeitos de terem atirado contra a escritora Kuki Gallmann foram mortos

Suspeitos de terem atirado contra a escritora Kuki Gallmann foram mortos

A escritora italiana, naturalizada queniana, Kuki Gallmann foi atingida por um tiro no estômago durante uma patrulha na sua herdade em Laikipia, no Quênia.

Gallmann foi alvo de um grupo de pastores que invadiu o seu terreno para alimentar os seus animais e foi atingida enquanto estava a patrolhar o local com o seu motorista.

De acordo com a filha da escritora, Sveva Gallmann, a mãe passou por uma cirurgia de sete horas e q sua situação médica agora é estável.

O ministro do Interior do Quênia, Joseph Nkaissery, emitiu uma nota a informar que dois suspeitos foram mortos numa ação da polícia no local. Nkaissery informou ainda que outras pessoas foram presos por suspeita de terem participado na invasão.

De acordo com o vice-presidente da associação de moradores de Laikipia, Richard Constant, esta não foi a primeira vez que pastores invadiram a fazenda da escritora. E que estas invasões ocorriam com uma certa frequência há alguns anos.

Treino virtual para dentistas

Treino virtual para dentistas

Aprenda odontologia ao usar um programa de simulação de realidade mista. J. Morita Corporation afirma que o seu protótipo japonês permite que os dentistas formados aprendam muito acerca da sua profissão virtualmente.

O co desenvolvedor de sistemas de treino para dentistas, Tsutomu Kubota, disse: "Geralmente, teríamos que usar nossa imaginação para determinar a área que precisa de tratamento, enquanto olhamos para um raio-x para depois sincronizamos essa informação com aquilo que nós vemos fisicamente nos nossos pacientes. A parte boa desta tecnologia é que qualquer um pode ver as mesmas informações e implementar tratamentos com segurança."

Outros simuladores odontologicos têm usado a realidade aumentada ou a realidade virtual, mas nunca as duas em combinação. Dentro de um ecrã montado na cabeça, uma câmera mostra vídeos das cavidades bucais.

Imagens geradas por computador exibem informações sobre os nervos e os vasos sanguíneos dos dentes. Os prontuários e as informações gerais de cada paciente também podem também ser vistas. Um produto comercial pode estar pronto dentro de dois anos.

Euro atinge 5 meses de alta

Euro atinge 5 meses de alta

O euro subiu para um patamar de 5 meses em relação ao dólar dos Estados Unidos na negociação asiática, depois de o centrista Emmanuel Macron e a extrema-direita Marine Le Pen ter vencido a primeira volta da eleição presidencial francesa.

A moeda compartilhada ganhou tanto como 2 por cento em Tóquio para 1.0937 dólares.

Um total de 11 candidatos fizeram a campanha na corrida deste ano para a presidência francesa e os dois principais candidatos estão preparados para enfrentar uma segunda volta a 7 de maio.

Cristiano Ronaldo recebe camisa pelos seus 400 golos

Cristiano Ronaldo recebe camisa pelos seus 400 golos

O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo foi homenageado pelos seus 400 golos como jogador merengue, número que atingiu na terça-feira, depois de marcar um "hat trick" na Liga dos Campeões.

Cristiano Ronaldo marcou os três golos com que o Real Madrid venceu o vizinho e rival Atlético Madrid, por 3-0, na primeira mão das meias-finais da "Champions", em jogo disputado no Estádio Santiago Bernabéu.

Na homenagem ao jogador português, que decorreu na cidade desportiva Valdebebas, esteve o presidente do clube, Florentino Pérez, que entregou a Cristiano Ronaldo uma camisola com o número 400 nas costas.

Papa Francisco esteve no país para visita de alto risco

Papa Francisco esteve no país para visita de alto risco

Nesta visita o papa Francisco deslocou-se num veículo não blindado e segundo o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, as medidas de segurança aplicadas pelo Vaticano nesta viagem foram iguais às de outras viagens do papa.

Durante a sua visita, o Papa Francisco realizou cinco discursos, nomeadamente na conferência internacional de paz, no encontro com as autoridades, na sua visita ao papa copta ortodoxo Teodoro II e na homilia da missa de sábado perante religiosos católicos.

Após a sua chegada ao Cairo o Papa encontrou-se com o chefe de Estado, Abdelfatah al Sisi.

Francisco também visitou a instituição egípcia de Al Azhar, que dita a doutrina sunita, onde visitou Ahmad al Tayeb, o imã da Mesquita.